O que é ação ordinária concurso público e quando posso utilizá-la?

O que é ação ordinária concurso público e quando posso utilizá-la?
11 meses atrás

Você sabe o que vem a ser uma ação ordinária concurso público? Sabe quando e em quais casos têm-se a garantia de utilizá-la, de forma a resguardar todos os seus direitos?

Com o passar dos anos, por conta de atrativos como a estabilidade profissional que estes cargos proporcionam, muitas são as pessoas que passaram a buscar os concursos para se tornarem servidores públicos. No entanto, em alguns casos, este objetivo acaba não sendo alcançado devido a alguns equívocos e irregularidades e, são nestes casos que é preciso buscar fazer valer o seu direito.

Sendo assim, para te auxiliar a entender o que está por trás deste tipo de ação, vamos com este post dar maiores informações a respeito deste tema, bem como explicar a importância de se buscar um apoio especializado para se ter êxito neste tipo de tratativa.

O que é a ação ordinária concurso público?

A ação ordinária concurso público trata-se de um tipo de recurso administrativo destinado a defender os candidatos de um determinado certame público que estão enquadrados no cadastro reserva (colocação posterior ao número de vagas ofertadas em um concurso) a trem preservada a sua expectativa de nomeação ao cargo pretendido caso sejam detectadas falhas iminentes no processo de condução do concurso em que estão envolvidos.

Como requerer este direito?

Para requerer os seus direitos fazendo o uso de uma ação ordinária concurso público, primeiramente será preciso contar com os serviços de um advogado, para que o mesmo possa entrar com este tipo de pedido junto aos órgãos responsáveis.

Para isso, quando se pretende abrir uma ação ordinária questão concurso público é preciso também ter a junção de provas que certifiquem as irregularidades praticadas no concurso em questão após o seu período de encerramento, tais como por exemplo a contratação temporária e terceirização realizadas de forma contrária à Lei.

Mandado de segurança concurso público

O mandado de segurança concurso público tem por função assegurar o direito à nomeação de um determinado candidato em casos em que o mesmo estiver dentro da quantidade de vagas ofertadas no presente certame.

Sendo assim, um mandado de segurança com pedido de liminar concurso público nomeação busca reparar equívocos que, de alguma forma, tenham a pretensão de fazer com que o direito em se assumir um cargo público por parte de um candidato seja negado indevidamente.

Por que devo contratar um advogado ao realizar uma ação ordinária ou mandado de segurança concurso público

Assim como ocorre em muitas ocasiões nas quais nos envolvemos, contar com o suporte profissional se faz necessário para a resolução dos mais diferentes incômodos e problemas.  Quando nos referimos ao resguardo de todos os nossos direitos, isso não se faz diferente.

Dessa forma, ao pensarmos em garantir o direito em casos de uma nomeação em um concurso público, a busca por um suporte em advocacia concursos públicos que seja capaz de nos representar junto a uma ação ordinária tutela antecipada concurso público mostra-se como sendo uma atitude recomendada e que pode trazer grandes resultados.

Aqui, na Safe e Araújo, você encontra um escritório de advocacia de excelência e especializado em diferentes vertentes e ações da área do Direito, tais como o mandado de segurança para concurso, Direito militar, dentre outros.  

Entre em contato conosco e fale com um advogado para retirar todas as suas prováveis dúvidas sobre este e outros temas relacionados à busca por seus direitos. 

Temos uma equipe de profissionais altamente capacitada e competente para atender às suas expectativas, com toda a atenção e cuidado que o seu caso especialmente venha a demandar.