TAF PM: saiba quais são os testes físicos da PM e como se preparar

TAF PM: saiba quais são os testes físicos da PM e como se preparar
3 semanas atrás

Sabemos que entrar para a Polícia Militar tem se tornado cada vez mais difícil. Além de ter que passar nas provas de conteúdos específicos, é necessário passar pelos Testes de Aptidão Física da Polícia Militar (TAF PM).

O concurso da PM é um dos mais procurados do Brasil, principalmente pela boa estabilidade que a carreira pública proporciona e pelos ótimos salários e benefícios para esta categoria.

Atualmente todos os concursos para ingressar na polícia exigem Testes de Aptidão Física (TAF), seja para Polícia Militar, Civil ou Federal.

Passar no teste é difícil, mas não impossível, pensando nisso, separamos algumas dicas para os candidatos se prepararem para os Testes de Aptidão Física (TAF), para evitar possíveis erros que eliminam vários candidatos todos os anos.

Quais são os testes de aptidão física do concurso da PM?

Os testes têm como principal objetivo avaliar a capacidade dos candidatos para desempenhar funções específicas do cargo que irão ocupar.

Serão avaliadas as condições físicas das pessoas durante a realização de exercícios dentro de um tempo previsto. 

Dentre os mais frequentes, estão os testes cronometrados de barra fixa, abdominal, natação, corrida, dentre outros. Se preparando de forma adequada, o candidato saberá o nível de dificuldade que o TAF PM trará, podendo assim garantir um melhor desempenho dentro dos exercícios solicitados.

Cada concurso em específico poderá incluir algum teste ou outro, que estão disponíveis no edital, entretanto, é bom se preparar com bastante antecedência.

Como se preparar para o TAF PM?

Quando falamos em TAF, falamos de boa saúde. É sabido que existem milhares de profissionais que se dedicam aos estudos e sabem corretamente o que é necessário para que cada pessoa alcance determinado desempenho: médicos, nutricionistas e até professores de educação física.

Por isso é importante que você vá atrás desses profissionais para lhe dar um diagnóstico e oferecer orientações para alcançar seus objetivos.

Estude bem a respeito do TAF antes e conheça bem os testes. No dia anterior descanse bastante, vá com roupas leves e adequadas ao exame.

Cuidar da alimentação é importante para todos nós, mas para um candidato a Policial Militar é mais do que uma obrigação alimentar de forma saudável.

E se eu estiver grávida no dia do TAF?

Está na Constituição Federal a remarcação da TAF de candidata grávida na época de realização do teste físico, independentemente do que estiver expresso no edital do concurso público da Polícia.

O poder público do Brasil tem obrigação de proteger a maternidade, assim como a oportunidade da mulher de ingressar no mercado de trabalho, sem ser prejudicada.

Isso visa garantir a igualdade de gênero, pois somos iguais e devemos ter igualdade de oportunidades. 

O que fazer se eu não for aprovado no TAF PM?

É possível que você não seja aprovado no TAF PM, é comum isso acontecer entre os candidatos, mas fique tranquilo, pois é totalmente possível entrar com um recurso para uma reanálise da situação.

Mas para entrar com um recurso judicial para revisão do TAF, é necessário contar com um advogado especializado em concursos públicos.

O escritório Safe Araújo tem vasta experiência nesse ramo do direito, em assessoria de concursos públicos e no resguardo e obtenção dos direitos de candidatos. Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas.