Qual a idade máxima para prestar concurso para polícia civil?

Qual a idade máxima para prestar concurso para polícia civil?
12 meses atrás

É de conhecimento geral que o concurso público para a Polícia Civil atrai muitos candidatos. Afinal, é a seleção para uma carreira por muitos almejada. No entanto, é importante deixar claro que, para ingressar nessa instituição, é necessário preencher uma série de requisitos. Nesse sentido, muito se fala sobre a idade mínima para concorrer a esse processo, porém qual a idade máxima para prestar concurso para polícia civil?

Sabemos que a idade limite estabelecida pode gerar muitas dúvidas nos possíveis candidatos, assim como outros requisitos. Pensando nisso, preparamos este artigo com todas as informações pertinentes ao processo de seleção da polícia civil. Confira a seguir e boa leitura.  

Qual a idade máxima para prestar concurso para polícia civil?

Na verdade, atualmente não existe uma idade máxima definida para ingressar na Polícia Civil, assim como na Polícia Federal. O último edital, publicado em 2014, suspendeu a idade máxima antes aplicada. 

Contudo, para se candidatar é preciso não ultrapassar a idade determinada para a aposentadoria compulsória. Ou seja, ultrapassar os 70 anos, seguindo os termos estabelecidos no Estatuto da Polícia Civil (Lei N.º 12.124, de 6 de julho de 1993).

Além disso, é preciso que o servidor possa cumprir no mínimo cinco anos de atividades antes da aposentadoria. Sendo assim, o futuro agente público deve ter, no ato da sua nomeação, no máximo 65 anos.

Requisitos básicos para tomar posse

Como vimos, a idade mínima e máxima do candidato são requisitos para tomar posse na polícia civil. Porém, existem outras premissas que precisam ser atendidas. Entre elas:

  • Estar em dia com as obrigações militares (candidatos do sexo masculino);
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Ter curso superior completo;
  • Estar com o CPF regularizado;
  • Ter aptidão física e mental;
  • Ter carteira de habilitação com no mínimo categoria B;
  • Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada. 

Esses são alguns requisitos que costumam ser comuns em todos os editais. No entanto, cada estado é responsável por lançar o edital dos concursos e definir as etapas de classificação e requisitos. Como resultado, eles podem variar de um lugar para o outro. 

Outra informação importante é que alguns cargos precisam de um curso superior específico. O de delegado, por exemplo, exige formação específica em Direito. Já outras vagas, como investigador e escrivão, são aceitos diplomas de qualquer área de conhecimento.  

Existe teste físico no concurso da Polícia Civil?

Sim! No concurso da Polícia Civil também é exigido teste físico. Isso porque, ele tem como objetivo verificar se o candidato apresenta condições de saúde e capacidade física para suportar o Curso de Formação e o dia a dia do policial civil., além disso não ter passado por cirurgias recentes é necessário.

Esses testes são realizados com acompanhamentos e análise médica dos resultados. Além disso, cada teste terá um tempo determinado para sua realização e uma respectiva pontuação. Alguns dos testes mais comuns nesse concurso são:

  • Agilidade e coordenação motora;
  • Flexão de braço;
  • Teste de Cooper;
  • Corrida de 50 metros rasos.

Qual a idade máxima para prestar concurso para polícia civil: o que estudar para passar no concurso da polícia civil

Com base em uma pesquisa feita nos últimos 10 editais de diferentes concursos para polícia civil, é possível identificar as matérias cobradas com maior frequência. Lembrando que, cada estado tem seu edital e as matérias também podem variar. 

No entanto, existem 8 matérias que são muito incidentes nos testes escritos. Sendo assim, elas podem te ajudar a iniciar seus estudos e se preparar, antes mesmo do edital ser divulgado. São elas:

  • Português;
  • Matemática básica;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal ;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico.

Fui rejeitado e não concordo com a decisão, o que devo fazer?

É possível que em concursos ocorram rejeições injustificadas ou por motivações que não estão de acordo com as leis e regras estabelecidas. Caso você acredite que isso aconteceu com você, o Safe & Araújo Advogados é a melhor solução para o seu problema.  

Outro caso que pode levar a um recurso administrativo é a presença de um erro ou inconsistência cometidos pela pela banca que produziu a prova escrita. Diante disso, também podemos te auxiliar. 

Somos um escritório de advocacia especializado em concursos públicos e também em Direito Militar. Por isso, contamos com um time de advogados excelentes, muito experientes neste ramo e mais do que preparados para ajudar você. Seus direitos são resguardados por lei. Sendo assim, decisões podem ser contestadas e revertidas. 

Agora que você já sabe qual a idade máxima para prestar concurso para polícia civil, precisa de ajuda de um advogado para resolver questões burocráticas de concursos.
Não perca mais tempo e fale com um advogado do Safe & Araújo e vamos juntos correr atrás dos seus direitos.